Vinte câmeras de monitoramento de fauna serão instaladas em Florianópolis

    duas mulheres agaichadas na mata prendem uma câmera em tronco de árvore
    As armadilhas fotográficas ficarão durante um ano monitorando as áreas naturais - Divulgação/CSC

    Iniciado neste mês, o Projeto Fauna Floripa pretende realizar a instalação de 20 câmeras de monitoramento de fauna até o final de novembro, em diversas áreas naturais de Florianópolis, coordenados pelo Departamento de Ecologia e Zoologia da UFSC.

    A iniciativa faz parte do Programa Parques & Fauna, e conta com o apoio do Observatório de Áreas Protegidas, ambos da UFSC, e da Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente) por meio do Departamento de Unidades de Conservação.

    O projeto fará um levantamento sobre aves e mamíferos, avaliando o potencial de reintrodução de espécies consideradas extintas ou sem registros locais recentes. É a primeira pesquisa deste porte realizada na cidade. As instalações começaram no sul da ilha e durante o mês de novembro novas câmeras serão colocadas na parte central da cidade e também ao norte.

    Publicidade

    As armadilhas fotográficas ficarão durante um ano monitorando as áreas naturais, com coletas mensais das imagens. Após este período, elas poderão ser repostas em outros locais, com o intuito de obter novos dados dessas áreas protegidas, importantes para futuramente novas unidades de conservação serem subsidiadas.

    O projeto é coordenado pelo Dr. Maurício E. Graipel, servidor do Departamento de Ecologia e Zoologia, e pelo Dr. José Salatiel Pires, coordenador e professor do Departamento de Ecologia e Zoologia.

    Publicidade
    COMPARTILHAR