Um forte vendaval, que já era previsto pela Defesa Civil, atingiu diversas cidades do litoral catarinense na tarde desta terça-feira (29/10).
Em Florianópolis e São José, por exemplo, há diversos estragos causados pelo impacto do vento, como a queda de árvores, placas e o destelhamento de imóveis. É o caso do centro Multiuso de São José, na Av. Beira-mar, que teve parte do telhado arrancado pelo vento (vídeo).
Na BR 101 no trecho de São José também houve a queda de peças metálicas sobre veículos e a rodovia, atrapalhando o trânsito.
Em alguns locais da capital, com a UFSC e no Centro, houve também queda de árvores sobre veículos e janelas quebradas com objetos carregados pela ventania.
As equipes dos bombeiros estão na rua (16:45) retirando árvores caídas sobre a via no Centro Histórico de São José, Rancho Queimado, Córrego Grande, Saco dos Limões, Jardim Atlântico, Guarda do Cubatão (Palhoça) e também fazendo duas operações de busca e resgate de embarcações à deriva, na Caieira da Barra do Sul e em Santo Antônio de Lisboa.
Permanece alerta de atenção
De acordo com o serviço meteorológico da Epagri/Ciram, permanece até às 23:59h de quarta-feira (30/10) o alerta de temporais com granizo e rajadas acima de 60 km/h. As condições climáticas se dão em razão de um sistema de convecção isolada, associado ao forte aquecimento e a um cavado (área alongada de baixa pressão) entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.