O volume de vendas do varejo em todo o Brasil cresceu 13,9% em maio de 2020. Em Santa Catarina essa alta nas vendas chegou a 18,1%.
Em abril o estado teve a menor queda no país, diante do fechamento do comércio para achatar a curva de infecção por coronavírus. O resultado, então, foi uma queda de 4,3% no volume de vendas.
Agora, em SC, a variação do índice de volume de vendas no comércio varejista (com base no mesmo mês do ano anterior) foi de +6,4%.
Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (8/7) pelo IBGE. No acumulado do ano, o varejo nacionalmente registrou queda de 3,9%. Já nos últimos 12 meses, o cenário é de estabilidade (0%) para o Brasil. Em SC, esse índice acumulado de um ano é +5,6%.
O setor de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo foi o único setor a crescer no indicador interanual, com aumento de 9,4%. A pesquisa indica que esse resultado se deve ao fato de que o setor foi considerado uma atividade essencial, o que manteve suas lojas físicas abertas durante o período de quarentena.