Projeto que inclui lactantes no grupo prioritário da vacinação é aprovado na Alesc

Foi aprovado no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina nesta quarta-feira (16/6) o Projeto de Lei (PL 181/2021), de autoria do deputado João Amin (PP), que inclui as lactantes no grupo prioritário no Plano Estadual de Vacinação contra Covid-19. A matéria segue agora para sanção do Governo do Estado.

Projetos semelhantes já foram aprovados em outros estados brasileiros com base em estudos que comprovam que leite materno pode transmitir anticorpos contra Covid-19 aos bebês.

“É uma vitória para as lactantes que poderão ter mais tranquilidade e segurança neste período tão importante para a vida delas e dos bebês”, comemorou o parlamentar. “Agora é trabalhar para que o governador sancione o projeto o mais rápido possível”.

Publicidade

O deputado destacou que não existe nenhuma forma de defender crianças menores de dois anos contra Covid-19, exceto por isolamento social e anticorpos transmitidos pelo aleitamento materno. João Amin lembrou comunicado da Anvisa que não recomenda máscaras para crianças menores de dois anos, devido ao risco de sufocamento.

Vale destacar que o PL se restringe às lactantes e não contempla gestantes por conta de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar a vacinação apenas nos casos de gestantes com comorbidades. As gestantes que não apresentarem condições de saúde enquadradas nesta categoria não deverão ser imunizadas, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Publicidade
COMPARTILHAR