Com a antecipação de lote de Coronavac por parte do estado para os municípios de Santa Catarina, novos públicos-alvo foram inclusos para um mutirão de vacinação neste fim de semana, 20 e 21 de março. O governo antecipou a distribuição das doses, que ficariam guardadas por duas semanas para a segunda aplicação, planejamento que um novo lote de vacinas será enviado ao estado ainda neste fim de semana. Confira quem pode se vacinar na Grande Florianópolis, horários, endereços e principais recomendações.
Biguaçu: 75 anos
Neste sábado (20/3) serão vacinados os idosos com idade igual ou superior a 75 anos. Serão habilitados dois pontos para vacinação em drive-thru, das 8h às 17h: um na Univali, bairro Universitário, com acesso pela rua Prefeito Jorge Fernandes de Alcântara, e o outro no loteamento Deltaville, bairro Beira Rio, em frente ao futuro ginásio de esportes.
Os documentos necessários para receber a vacina são carteira de identidade, CPF ou cartão nacional do SUS (se tiver) e comprovante de residência, que pode ser uma conta de água, luz ou telefone recente. A etapa dura enquanto durarem os estoques recebidos pela Prefeitura de Biguaçu.
Na próxima semana serão divulgadas as datas para aplicação da segunda dose nos idosos acima dos 85 anos.
Florianópolis: 73 anos
Florianópolis recebeu 6 mil doses de vacinas nesta sexta (19). Com isso, idosos de 73, 74 e 75 anos serão vacinados no domingo (21). Neste sábado (20), a primeira dose será aplicada em idosos de 76 anos e a segunda dose em idosos de 85 e 86 anos, que já completaram 21 dias de aplicação da primeira dose. Os idosos das outras faixas etárias que já estavam sendo vacinadas e não conseguiram se vacinar antes podem ir em qualquer dia.
Os idosos dessa faixa etária que estiverem com suspeita ou confirmação de Covid-19, ou forem contato de casos confirmados, a vacina não é recomendada.
A prefeitura da capital reitera confirma que há vacinas para todo esse público e que seja dada preferência para a vacinação no período da tarde para evitar filas.
Pontos de vacinação (9h às 16h):
– Drive-thru no Centro de Eventos da UFSC;
– Drive-thru na Polícia Rodoviária da SC-401;
– Drive-thru no antigo aeroporto de Florianópolis;
– Drive-thru no Bolsão da Beira-mar Continental, próximo às quadras.
Palhoça: 72 anos
A Prefeitura de Palhoça faz neste sábado (20) e domingo (21), das 9h às 16h, a vacinação contra a Covid-19 em idosos de 72, 73 e 74 anos. A imunização ocorre pelo sistema drive-thru na Estação Palhoça, localizada na rua Santos Dumont, no bairro Ponte do Imaruim. Também continua a vacinação de pessoas com idades acima de 72 anos e de segunda dose.
Para receber a vacina é necessário apresentar comprovante de residência, documento com foto e o CNS – Cartão Nacional de Saúde.
Nos casos em que os idosos se encontrarem acamados, é necessário que os familiares entrem em contato com o posto de saúde de seus bairros para obter as informações necessárias para a imunização.
São José: 72 anos
São José iniciou a vacinação de pessoas com 75 anos ou mais nesta sexta. Com o novo lote, a idade abrangida para a vacinação neste fim de semana é de 72 anos ou mais. Para receber a vacina, o idoso deve apresentar comprovante de residência de São José e documento com foto.
O esquema de vacinação na cidade foi ampliado para facilitar o acesso e dar mais conforto para a população. A vacinação acontece sábado (20) e domingo (21), das 8h às 17h, em sistema drive-thru na Arena Petry (na SC 281) e no bolsão da Beira-Mar de São José, em frente ao Procon, próximo à pista de skate.
Para atender os pedestres dos públicos alvos, a prefeitura disponibiliza um ônibus itinerante de vacinação, que está na Praça Araucária, Rua Afrísio de Senna Vaz, próximo a nova UBS Serraria.
As equipes darão continuidade na vacinação dos trabalhadores da saúde acima de 30 anos ou que tenham alguma comorbidade, que atuem em estabelecimentos de saúde da cidade. Também segue sendo aplicada a segunda dose.
Santo Amaro da Imperatriz: 74 anos
A Prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz receceu 250 doses de vacinas contra a Covid-19, para dar continuidade o mais breve possível aos idosos de 74 anos ou mais. A secretaria de saúde municiál faz a vacinação desse público no sábado e domingo, no estacionamento do Ginásio de Esportes Estefano Becker, das 9h às 16h. Idosos acamados serão vacinados em casa e quem recebeu a primeira dose em casa, continuará recebendo em sua residência. É necessário a apresentação de um documento com foto, cartão nacional do SUS e CPF, comprovante de residência e cartão da família.