Sem alcançar metade do público, campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada em SC

    Baixa cobertura vacinal e aumento de casos graves de gripe levam à prorrogação da campanha no Estado

    Levando em consideração o aumento do número de internações por gripe, especialmente de crianças e de idosos, e a baixa cobertura vacinal alcançada até o momento, de apenas 41%, a Secretaria de Estado da Saúde anunciou nesta quarta-feira (31) que a Campanha de Vacinação em Santa Catarina está prorrogada até 30 de junho.

    A campanha começou em 10 de abril para grupos prioritários e foi aberta para toda a população a partir de 12 de maio. Conforme a SES, a vacinação é especialmente importante para os grupos prioritários, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com comorbidades.

    Até 22 de maio foram confirmados 318 casos graves da doença, com 20 óbitos, principalmente entre idosos e crianças com fatores de risco.

    Publicidade

    “É justamente por causa do grande número de óbitos envolvendo pessoas dos grupos prioritários que insistimos tanto na vacinação desse público e optamos pela prorrogação da campanha. O papel da vacina é impedir o agravamento da doença e, consequentemente, evitar hospitalizações e mortes”, declarou a gerente de imunização da Dive, Arieli Schiessl Fialho.

    enfermeira aplica injeção em braço de homem - São José inicia vacinação contra a influenza para toda a população
    Postos de saúde dos municípios oferecem a proteção contra gripe – Foto: Joêni Kehl/PMSJ/Divulgação/CSC

    Para tomar a vacina contra a gripe basta procurar um ponto de vacinação. Em São José, por exemplo, a vacinação contra a gripe acontece em todas as 25 Unidades Básicas de Saúde. Porém, até essa quarta, apenas 40% da meta foi alcançada.

    Publicidade
    COMPARTILHAR