Usuários do Projeto Formiguinha, que oferece transporte coletivo gratuito em comunidades do Maciço do Morro da Cruz, no Centro de Florianópolis, devem se adequar a uma nova regra até o dia 30 de abril.
A partir dessa data, o acesso às linhas do projeto vai exigir a apresentação de um dos cartões aceitos no transporte coletivo da Capital. A passagem continua gratuita, mas o cartão será obrigatório na catraca.
Essa mudança faz parte da regulamentação da Lei do Formiguinha, aprovada recentemente pela Câmara de Vereadores. A exigência do cartão tem como objetivo melhorar o controle do serviço e organizar a operação das linhas.
Linhas atendidas pelo projeto
Atualmente, o Formiguinha opera em três linhas que atendem comunidades do Maciço:
- N-720 – Monte Serrat – Serrinha;
- N-721 – Morro do Horácio – Saco dos Limões;
- N-722 – Morro do 25 – Morro da Cruz;
Embora o transporte continue gratuito, quem não apresentar o cartão não poderá embarcar. Por isso, é essencial que todos os usuários façam a solicitação o quanto antes.
Por que o cartão será exigido?
O secretário de Infraestrutura e Manutenção, Rafael Hahne, explica que a nova regra melhora o planejamento.
“Com a apresentação do cartão conseguimos acompanhar de forma mais assertiva a demanda do serviço. Essa medida permite que a Secretaria entenda a necessidade do aumento de frota, oriente a reorganização de horários e outros ajustes para manter o serviço cada vez mais organizado e com qualidade”, afirma.
Como fazer o cartão
Para emitir o cartão, o usuário deve ir até o Passe Rápido, que fica na Avenida Paulo Fontes, 701, ao lado do TICEN. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
No local, é preciso apresentar os documentos exigidos para o tipo de cartão desejado. A lista completa está disponível no site do Consórcio Fênix: bit.ly/cartaoonibus.
Além disso, a primeira via é gratuita. Ou seja, o processo não gera custo para o usuário.
Faltam poucos dias para o fim do prazo. Portanto, quem ainda não tem o cartão, deve providenciar o quanto antes. Sem o cartão, não será possível acessar as linhas do Formiguinha a partir de maio.