O Centro Universitário Municipal de São José (USJ), considerada a primeira instituição de ensino superior pública e gratuita do Brasil, completa 15 anos de atuação. Criado pela Lei 4279/2005 de 15 de maio de 2005, o USJ é mantido pela Fundação Educacional de São José (Fundesj).
“O trabalho desenvolvido pelo USJ sempre buscou promover uma educação superior de qualidade gratuita no município. Para nós, é uma honra e alegria imensa contribuir com o desenvolvimento desta importante instituição, que muito nos orgulha e que vem ofertando, ao longo dos anos, cursos e pesquisas de extensão que colaboram com o desenvolvimento regional e sustentável da cidade de São José”, parabeniza a prefeita Adeliana Dal Pont.
O USJ oferta quatro cursos de graduação: Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Conta também com um curso de pós-graduação em Didática e Metodologias para a Educação Básica e promove atividades de pesquisa e de extensão universitária nas áreas de inovação, empreendedorismo e qualidade de vida na melhor idade.
“Nestes 15 anos, o USJ ajudou a mudar a vida de muitas pessoas. E tudo isso é fruto do compromisso da gestão municipal na manutenção da instituição, do trabalho da Fundesj, da equipe de gestão do USJ, do corpo técnico-administrativo e de todos os professores, que são grandes mestres na construção desta história”, destaca o reitor Renato Brittes.
Mesmo frente ao cenário atual incerto por conta do Coronavírus, a instituição segue trabalhado por meio da criação de um Campus Virtual, utilizando-se da plataforma G Suite for Education para que os alunos possam interagir com os professores e desenvolver as habilidades propostas em cada disciplina e, sobretudo, concluir o semestre com qualidade.
“O USJ não mede esforços para inovar e investir na qualificação dos professores na área de tecnologia e metodologias ativas para a educação a fim de dar suporte aos docentes para que possam ministrar suas aulas de maneira inovadora e atrativa, indo ao encontro das necessidades dos alunos”, enfatiza o reitor.