UPAs ficam lotadas durante o domingo na Grande Florianópolis

    UPAs lotadas no domingo na Grande Florianópolis
    UPAs lotadas no domingo (20/8) na Grande Florianópolis - Foto: Lucas Cervenka/CSC

    O domingo (20/8) foi de longas filas em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) na Grande Florianópolis, exigindo resignação dos pacientes – para quem não desistiu de ser atendido.

    Em São José e Florianópolis ocorreram as maiores filas, conforme constatado pela reportagem in loco. Em Palhoça a UPA do Bela Vista também esteve cheia, com ao menos 2h de espera no meio do dia.

    Na unidade do bairro Forquilhinha, em São José, já na parte da manhã ocorreu grande acúmulo de pacientes à espera de atendimento, com filas se estendendo durante o período da tarde do domingo, e reforço na equipe à partir das 16h. Pacientes com pulseiras de classificação de risco amarela ou até mesmo laranja tiveram que esperar mais do que o normal na UPA de São José. Pacientes no nível verde da classificação chegaram a ficar mais de 3 horas à espera.

    Publicidade

    No bairro Rio Tavares, no sul da ilha de Florianópolis, a espera foi tão ou mais demorada durante a tarde de domingo. Na chegada ao local, os pacientes já se deparavam com fila estimada em 4 horas. Alguns, diante da informação na chegada, viravam-se e diziam que iam para casa ou tentar atendimento em outro lugar do SUS.

    No Continente, a UPA do Jardim Atlântico esteve menos lotada no meio da tarde do que a unidade do Sul da Ilha, com aproximadamente 1h30 a 2h de espera para pacientes na classificação verde. No norte da ilha, a UPA apresentou atendimento e espera normais.

    O que dizem as prefeituras

    Segundo a Prefeitura de Florianópolis, com relação à UPA Sul, o quadro de profissionais esteve completo durante todo o domingo, com equipe de seis profissionais. “No entanto, a UPA Sul apresentou um número elevado de pacientes no dia de hoje, sendo muitos desses classificados como “amarelos” (também compreendidos como pacientes urgentes) e, por isso, requerem um atendimento prioritário em função de outras classificações mais leves. A Secretaria de Saúde informa que as equipes seguem atendendo os pacientes de forma ininterrupta”, comunicou a administração.

    Questionada sobre a demora no atendimento da UPA de Forquilhinha, a Prefeitura de São José afirmou que todo o atendimento está dentro da normalidade e que não houve aumento de demanda nem de tempo de espera.

    A Prefeitura de Palhoça respondeu somente na quarta-feira (23), afirmando que o tempo máximo de espera para pacientes verdes e azuis foi de 2h40min; para pacientes amarelos o tempo máximo foi de 50 minutos e pacientes vermelhos o atendimento foi imediato. “Um dos motivos que impactaram os atendimentos foi a dificuldade de contato com os hospitais. Na UPA Sul, o tempo máximo de espera foi em torno de 20 minutos”.

    Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br

    Publicidade
    COMPARTILHAR