Em 25 de janeiro de 2021 o rompimento da lagoa de evapoinfiltração da Casan na Lagoa da Conceição ocasionou em uma enxurrada em residências em duas ruas transversais à Av. das Rendeiras, provocando estragos pessoais e ambientais.
Algumas causas foram apontadas para o acidente: excesso de chuvas no período e lodo “impermeabilizando” o fundo da lagoa artificial, fazendo com que a água não penetrasse mais no solo. Com 3 vezes o volume de chuva do que era esperado para Florianópolis na ocasião (422,3mm de acumulado, quando a média prevista era de 138,6mm) os taludes de areias se romperam e resultaram na enxurrada até à própria Lagoa da Conceição.
Desde então, a Casan desenvolve ações para atendimento aos moradores, recuperação ambiental da região, melhorias e segurança do sistema da estação de tratamento de esgoto que teve o rompimento.
“Foi um dos momentos mais desafiantes e sensível da Casan, exigindo resposta rápida e cuidado especial com os moradores e com ambiente em que o sistema está inserido. Com apoio de todo quadro funcional da Companhia, desenvolvemos ações emergenciais e um planejamento para a região. Além disso, as constantes conversas com os moradores foram muito importantes para atendê-los e, até mesmo, para compreender e traduzir os anseios da Lagoa da Conceição”, avalia a diretora-presidente Roberta Maas dos Anjos.
Ações emergenciais
Já nas primeiras horas após o acidente a companhia iniciou uma operação para a contenção da lagoa de evapoinfiltração, além de mobilizar seus profissionais, da área operacional e de escritório, para apoio à comunidade. Empresas foram convocadas emergencialmente para retirada de entulhos, areia e lama nos imóveis e na Servidão Manoel Luiz Duarte, o local mais prejudicado. Foi montado um centro de operações na servidão para oferecer apoio social, psicológico, médico e alimentação à população. O local também deu suporte aos trabalhos realizados pela companhia para limpeza inicial das residências e da própria servidão.
Muro e melhor tratamento
Para nortear as ações a médio e longo prazo, a companhia desenvolveu o plano de recuperação ambiental da Lagoa da Conceição. Entre as ações está a reconstrução do talude de contenção no local onde as dunas deslizaram. Com formato de muro verde e sete metros de altura, o talude traz maior segurança ao ambiente e aos moradores das proximidades. A contenção que está sendo finalizada utiliza a tecnologia de solo reforçado, e terá vegetação na face externa, para a integração com a paisagem.
Antes de construir o muro, a Casan limpou o fundo da lagoa artificial. A remoção do material feito de lama e areia foi executada por uma draga com objetivo de devolver a capacidade de infiltração natural do terreno.
Outra ação que está sendo executada é a implantação do tratamento terciário na estação de tratamento de esgoto da Lagoa da Conceição, tornando ainda mais completa a depuração do efluente final que é lançado na lagoa de evapoinfiltração. A nova tecnologia de tratamento, com custo acima de R$ 6 milhões, remove elementos como nitrogênio e fósforo.
A Casan ainda atua na fiscalização e diálogo, com o Trato pela Lagoa. Desde fevereiro de 2021, entre 1.817 imóveis inspecionados, 53% apresentaram algum tipo de problema nas ligações de esgoto.
95% de indenizações
Ainda em janeiro de 21, houve o pagamento emergencial de até R$ 10 mil por família. O objetivo foi auxiliar os moradores no retorno às residências e dar suporte aos que ficaram impossibilitados temporariamente de trabalhar.
Também foi depositando, em cota única, um salário mínimo regional (R$ 1.467,00) a cada adulto atingido, meio salário (R$ 733,50) por adolescente e ¼ (R$ 366,75) por criança, para o ressarcimento de despesas extraordinárias de primeira necessidade. Uma comissão com moradores e profissionais da companhia foi composta para acompanhar o processo.
Após o acidente, em menos de uma semana, foi lançado edital de danos materiais. Depois de conversas com a comissão de moradores, sob acompanhamento da Câmara de Vereadores da Capital, o documento foi revisto e, algumas semanas depois, foi lançado um edital definitivo. De acordo com a companhia, estão concluídos 95% dos processos, quatro restantes estão em negociação. Um novo edital de indenização continua aberto até 28 de novembro.