Dentro de cinco a seis meses, pesquisadores do Campus de Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), liderados pelo professor Erik Amazonas, esperam começar a produzir os extratos de Cannabis a partir de plantas cultivadas em laboratório. Recentemente, foram plantadas 120 sementes de mesma genética certificada de uma variedade rica em Canabidiol (CBD), substância já amplamente empregada na produção de medicamentos.
Confira os principais pontos:
- Pesquisadores da UFSC em Curitibanos vão produzir extratos de Cannabis a partir de plantas cultivadas em laboratório.
- Foram plantadas 120 sementes de uma variedade rica em Canabidiol (CBD), substância utilizada na produção de medicamentos.
- A permissão para o cultivo e produção foi concedida pela Justiça Federal no final de 2022.
- Os extratos serão utilizados em uma pesquisa da aplicação da planta na medicina veterinária.
- As mudas serão cultivadas em uma estufa própria para pesquisas agronômicas.
- Formulações de uso tópico contendo Cannabis serão analisadas quanto ao seu potencial cicatrizante e anti-inflamatório, efeito inseticida, repelente, mosquicida e anti-helmíntico e efeito desinfetante.
- A extração dos óleos será feita na própria universidade, utilizando diferentes métodos de extração e formulações.
- O Centro de Ciências Rurais da UFSC irá avaliar e garantir a qualidade dos óleos, mas os pesquisadores também farão parcerias com outras instituições para uma análise mais completa.
O professor Erik Amazonas coordena a linha de pesquisa “Endocanabinologia e Cannabis Medicinal”, do Grupo de Estudos em Produção Animal e Saúde, que reúne outros seis professores, um servidor técnico-administrativo, alunos de graduação e pós-graduação do Campus de Curitibanos, vários colaboradores externos e um consultor externo.
Publicidade