Os candidatos do Enem de 2021 poderão se inscrever gratuitamente na primeira edição de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no período entre 15 e 18 de fevereiro, no site do Ministério da Educação (MEC).
A Udesc e a UFSC oferecem, ao total, 2.310 vagas. Na estadual são 380 vagas em 42 graduações para o primeiro semestre de 2022, em Balneário Camboriú, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna, Pinhalzinho e São Bento do Sul. Na federal são 1.930 vagas disponibilizadas em 102 cursos de seus cinco campi – Araranguá, Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville.
Das vagas de cada curso da Udesc, 20% delas estão destinadas para candidatos que tenham feito integralmente o ensino médio na rede pública e 10% são oferecidas para candidatos negros.
Na UFSC, para os cursos com entradas previstas no primeiro e no segundo semestres letivos de 2022, serão convocados para o primeiro semestre os candidatos melhor classificados em cada modalidade. Os demais classificados terão ingresso no segundo semestre.
Cada participante poderá escolher até duas opções de cursos de graduação no Sisu, conforme as notas de corte. Somente estará apto a se inscrever quem fez todas as provas do Enem 2021, conseguiu nota acima de zero na redação e tem certificado de conclusão do ensino médio para a matrícula na universidade.
Durante o período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte do Sisu serão divulgadas diariamente para consulta no site do MEC.
Na Udesc, o processo seletivo do Sisu terá uma única chamada, cujo resultado será divulgado no dia 22 de fevereiro. Na UFSC, a manifestação de interesse dos candidatos em participar da lista de espera deve ser feita por meio da página do Sisu na internet, no período de 22 a 28 de fevereiro.