A UFSC colocou ao dispor das autoridades municipais e estaduais a sua infraestrutura para criação de centros de apoio ao combate e tratamento da Covid -19. A proposta é oferecer unidades de apoio à triagem, ao acolhimento, ao acompanhamento e, se necessário, ao tratamento de pacientes.
A Administração Central da universidade encaminhou ofícios ao Governo do Estado de Santa Catarina e às prefeituras de Florianópolis e de Curitibanos – cidades onde a instituição tem campus próprios – nesta sexta-feira (20/3) para oferecer ajuda no combate à pandemia de Covid-19.
O reitor Ubaldo Cesar Balthazar ofereceu as sedes da instituição, apoio ao atendimento de ligações telefônicas, entre outros recursos. “Tendo em vista o crescimento inevitável dos casos confirmados, os riscos de colapso das unidades de saúde, e o fundamental papel da Universidade, colocamos a nossa infraestrutura à disposição”, salientou o reitor.
As cidades nas quais os campi da UFSC funcionam em estruturas alugadas, como em Araranguá, Blumenau e Joinville, ainda passarão por uma avaliação de como poderão ser utilizados.