No QS World University Rankings: Latin America & The Caribbean 2024, divulgado nesta quarta-feira (13/9), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) conquistou uma posição de destaque, sendo classificada como uma das 20 melhores instituições de ensino superior da América Latina.
A UFSC se destacou ao ocupar o 8º lugar entre as universidades brasileiras e o 4º lugar entre as instituições federais de ensino. No ranking continental da América Latina, a federal catarinense ficou na 20ª posição.
Esse ranking é produzido anualmente pela Quacquarelli Symonds (QS), uma empresa britânica especializada em educação. O estudo avaliou 430 instituições localizadas em 25 países da América Latina e do Caribe, com a liderança sendo atribuída à USP.
A classificação das universidades é determinada a partir de oito indicadores ponderados. A UFSC se destacou especialmente nos indicadores relacionados à proporção de docentes com doutorado (nota 99.7), rede internacional de pesquisa (nota 98.1) e alcance na internet (nota 97.4). Além disso, no período de 2017 a 2022, a UFSC se concentrou principalmente em pesquisas nas áreas de Medicina e Ciências da Vida.
Vale mencionar que, no mesmo ranking, a Udesc ocupou a 192ª posição, enquanto a Univali ficou em 233º lugar.