As universidades em Santa Catarina continuam empenhadas no combate à pandemia de coronavírus. Na Udesc há a produção de protetores faciais (face shields) para profissionais da saúde e doação e arrecadação de mais equipamentos de proteção indiivual (EPI) em todas os campi.
Professores e alunos da Udesc Ceart, em Florianópolis, estão produzindo desde a última semana por volta de 50 face shields para doação a equipes médicas da Grande Florianópolis. O item de segurança é fabricado em impressoras 3D do centro, no Laboratório de Fotografia, que foi adaptado para a produção. Um parte da peça é por meio da impressora e a finalização é manual.
Na Udesc Joinville, os voluntários do FabLab, ligado a um projeto de extensão do centro, já produziram mais de mil peças de face shields, também entregues a profissionais da saúde que atuam na cidade.
O Laboratório de Robótica (Labot), da Udesc Alto Vale, também está desenvolvendo esse trabalho com impressoras 3D, assim como a Udesc Faed, que realizou outra contribuição com a doação de luvas descartáveis e álcool para instituições de saúde e segurança pública da Grande Florianópolis.
O Hospital de Clínica Veterinária (HCV), da Udesc Lages, colocou, à disposição do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, quatro respiradores que podem ser adaptados para uso humano. O hospital veterinário, localizado no campus, está fechado, mas pode ser reativado para atendimento à população, com 12 leitos.
Já o Laboratório de DNA, da Udesc Lages, também ofereceu seus equipamentos para diagnóstico molecular da Covid-19 ao Laboratório Central (Lacen), do Governo do Estado.
+ Laboratórios da UFSC prestam apoio nos testes de detecção de coronavírus