A Diretoria do Bem-Estar Animal de Florianópolis (Dibea) emitiu alerta nesta segunda (21/1) sobre os casos de tutores que abandonam os animais que adotaram. A prática é crime que, além de multa, renderá um processo pelo Ministério Público estadual.
Conforme informa a prefeitura, desde o final do ano passado a Dibea tem servido de local para abandono de animais. De acordo com a diretora Fabrícia Costa, pessoas chegam de carro, moto ou mesmo a pé e deixam seus animais em frente ao portão do órgão, localizado ao lado do cemitério do Itacorubi.
“Na semana passada, uma pessoa parou uma moto, deixou um cachorro e foi embora. A câmera de segurança registrou as imagens e o caso já foi encaminhado à Justiça”, relata Fabrícia.
As imagens foram encaminhadas para a 5ª Delegacia de Polícia da Trindade, que abriu processo de investigação e através da placa do veículo chamará a pessoa para dar depoimento.
Casos de tutores que abandonam os animais ocorrem pelo menos uma vez por semana na Dibea. Segundo a diretora é a falta de políticas públicas para controle populacional de animais domésticos nos municípios vizinhos e o período de férias que tornam a Dibea um local de abandono.
“Todos os dias chegam pessoas residentes de outras cidades para se desfazer de seus animais em Florianópolis. Outras alegam que estavam passando e encontraram o animal perdido nas margens da BR-101 ou então simplesmente os amarram no portão e vão embora. Estamos sempre trabalhando com lotação máxima de animais e ainda temos que absorver a demanda de outras cidades, é uma situação triste e lamentável”.
Todos os animais abandonados recebem tratamento e cuidados veterinários na Dibea e permanecem no canil municipal para adoção.