Três municípios catarinenses serão beneficiados pelo novo plano de expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) do Governo Federal, que construirá 100 novos campi em todos os estados. O presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, oficializou o anúncio em evento nesta terça-feira (12/3), no Palácio do Planalto.
As cidades de Tijucas, Campos Novos e Mafra foram escolhidas para receber os novos IFs. Em Tijucas, o IF será vinculado ao IFC, e, em Cmapos Novos e Mafra, serão unidades do IFSC. O investimento estimado para construção das três unidades é de R$ 75 milhões, com 4,2 mil novas vagas. Não há prazo para as construções.
Segundo o IFSC, a oferta de cursos será discutida em audiências públicas, com participação da comunidade e representantes dos setores produtivos municipais, para atender as necessidades dos arranjos produtivos locais.
Os institutos federais
Os institutos federais são instituições especializadas na educação profissional e tecnológica, oferecendo também educação básica e superior. Os cursos oferecidos nas unidades são gratuitos. Os institutos têm como obrigatoriedade legal garantir um mínimo de 50% de suas vagas para a oferta de cursos técnicos de nível médio, prioritariamente na forma integrada — ou seja, junto ao ensino médio.
Atualmente, são 682 unidades e mais de 1,5 milhão de matrículas em todo o Brasil. Com os novos 100 campi, a Rede passará a contar com 782 unidades, sendo 702 IFs. Em Santa Catarina as novas unidades se integram a uma rede federal que já conta com 38 campi em 35 cidades. Os investimentos nos IF, segundo o governo federal, não serão somente para expansão, mas também para melhoria e reforma dos existentes.