Em audiência nesta quarta-feira (6/10) foi refeito o cálculo sobre as eleições municipais de 2020 em São José. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina confirmou que os três novos vereadores diplomados são Neri Amaral (DEM), Amauri dos Projetos (PSL) e Jumeri Zanetti (PT).
Os três entram no lugar dos vereadores cassados do MDB josefense, por conta do uso de candidatura laranja na campanha eleitoral para cumprimento de cota de gênero. Perdem o diploma de vereador Sanderson de Jesus, Alini da Silva Castro e Alexandre Cidade.
O cálculo do TRE confirmou a projeção feita pelo PSL dos vereadores que tomam as cadeiras na Câmara Municipal de São José. Na eleição municipal de 2020, Neri teve 1.139 votos, Amauri 1.117 votos e Jumeri 1.523 votos.
Com isso, a bancada pró-governo tende a diminuir, uma vez que o MDB faz parte da administração municipal e PSL e PT em geral fazem oposição ao PSD, partido do prefeito Orvino. Apenas Neri Amaral (DEM) deve se integrar à base de apoio.
A Câmara de São José ainda será notificada sobre a nova diplomação e, por seu regimento interno, fará a definição do prazo para posse dos vereadores.
Ainda nesta quarta-feira o MDB de São José busca em uma instância superior, o Tribunal Superior Eleitoral, reverter a cassação da chapa inteira. A medida cautelar, que pede a suspensão da cassação até que o TSE julgue o processo, deve ser analisada ainda hoje à noite.
Os novos vereadores
Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br