Travessia de carros particulares na Ponte Hercílio Luz inicia nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (14/9) inicia a liberação ao tráfego de veículos particulares na Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. Será um período de testes, de segunda a sexta-feira.

A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) e a Prefeitura de Florianópolis alteraram os horários de permissão ao carros. A travessia será fiscalizada pela Guarda Municipal de Florianópolis e a Polícia Militar, além do monitoramento por vídeo.

videomonitoramento da ponte mostra pessoas andando em passarela à direita e carro ao fundo no meio da ponte; continente do outro lado
É proibida a passagem de carro particular só com o motorista – SSP-SC/Reprodução/CSC

Regras e horários

Das 11h às 19h só será permitida a passagem de veículos compartilhados com dois ou mais passageiros. Não será permitido o tráfego de veículos particulares com apenas um passageiro em nenhum horário.

Publicidade

Das 19h às 11h o horário será exclusivo para o tráfego de ônibus, táxis, veículos oficiais e de emergência, que também seguem autorizados a circular nos demais horários.

Nos finais de semana a Ponte Hercílio Luz permanecerá fechada para o tráfego de veículos. A fiscalização será realizada pela Polícia Militar e Guarda Municipal de Florianópolis.

O secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, explica que a alteração se deu em consequência dos furtos dos cabos de cobre da iluminação, tanto da funcional quanto da cênica, que ocorreram no último mês. “Os furtos comprometeram a iluminação funcional, deixando metade da ponte sem luz, mais especificamente na região continental, e também o andamento da obra de instalação da iluminação cênica. Estamos trabalhando para solucionar essas situações e avaliamos que, durante esse período de testes do tráfego de veículos de passeio, o ideal é operar somente com veículos compartilhados, considerando o impacto que deverá gerar no trânsito das cabeceiras e também para garantir a segurança dos usuários”, complementa.

De acordo com a GMF, o monitoramento será visualmente: quando os agentes estiverem presencialmente nas cabeceiras e também através de equipamentos eletrônicos de monitoramento.

A Ponte Hercílio Luz voltou a receber o tráfego de veículos oficiais, de emergência e de ônibus em janeiro de 2020. As linhas que circulam pela ponte foram liberadas gradativamente conforme cronograma da Prefeitura de Florianópolis. Em março foi autorizada a circulação de táxis.

Publicidade