Um dos novos conceitos implantados na atualização do Plano Diretor de Florianópolis, construído com participação de todos os distritos da cidade, é a multicentralidade. Em resumo o termo significa uma concentração de serviços e comércios em mais locais, formando assim bairros mais completos e menor necessidade de deslocamento entre regiões da cidade ou até mesmo de outras cidades da Grande Florianópolis, conforme avaliação da prefeitura.
Nesta quinta (17/11) o prefeito Topázio Neto divulgou uma explicação sobre o conceito, procurando traduzir o quão importante é a multicentralidade para a mobilidade urbana de Florianópolis.
“A multicentralidade prevê o mínimo de deslocamento possível. É você poder morar perto da universidade, do trabalho, do mercado. A nossa cidade vive para o Centro, as pessoas se deslocam todos os dias por grandes trajetos. E aí é aquele congestionamento em tudo quanto é lado. Precisamos de bairros mais completos”, afirmou o prefeito. Dessa forma, pontua, o novo Plano Diretor (em tramitação na Câmara) tenta estimular a instalação de setores mistos na cidade, incluindo serviços e habitação nas mesmas regiões.