A Polícia Civil de Santa Catarina está realizando uma extensa operação policial em várias cidades do estado na manhã desta quarta-feira (24/7). A operação é a segunda fase da Tio Patinhas II, coordenada pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco).
A ação busca cumprir 70 mandados de busca e apreensão, além de sequestro de bens, abrangendo 16 municípios. Participam da operação aproximadamente 400 policiais civis. Ainda não há informações de presos.
A primeira fase da operação Tio Patinhas, deflagrada em abril, resultou na prisão de um indivíduo envolvido na venda de drogas para pessoas de alta renda em Palhoça e São José.
De acordo com a Polícia Civil, o esquema de distribuição de drogas estabelecia uma rota entre o Mato Grosso do Sul e a Grande Florianópolis.
Após a primeira fase, onde iniciaram as investigações, descobriu-se mais 45 pessoas envolvidas no esquema criminoso de venda de drogas. Hoje de manhã, começou a segunda fase da operação policial, com a participação de aproximadamente 400 policiais civis.
As equipes da DRACO/DEIC, com apoio de policiais de outras unidades, saíram às ruas para cumprir 70 mandados de busca e apreensão. Também foi ordenado o confisco judicial de 3 carros de luxo pela 2ª Vara Criminal de Palhoça, com parecer favorável da 5ª Promotoria de Justiça da mesma cidade. As ações ocorreram em Palhoça, São José, Florianópolis, Biguaçu, Forquilhinha, Santo Amaro da Imperatriz, Balneário Camboriú, Itajaí, Tubarão, Garopaba, Rio do Sul e Barra Velha.
Até agora, foram detidos em flagrante 5 pessoas por tráfico de drogas, com a apreensão de cerca de 6 kg de entorpecentes. Em uma casa vazia, foi encontrada uma pistola calibre 9 mm e munições.