Partiu D3
Quem tem a partir de 18 anos e já completou 5 meses da segunda dose de vacina contra coronavírus pode receber a terceira injeção para reforçar a imunização, a partir deste sábado (20/11) em Santa Catarina.
Segundo o governo estadual, a dose de reforço deve ser tomada por todos os adultos que já completaram o esquema vacinal de duas doses, independentemente do imunizante aplicado anteriormente, e que agora a vacina de reforço será, preferencialmente, a da patente Pfizer.
Idosos que já cumpriram o intervalo de 5 meses estão sendo vacinados com a terceira dose desde o dia 1º de setembro.
Com relação à segunda dose, todos aqueles que já estão dentro do intervalo recomendado para cada fabricante também devem procurar um ponto de vacinação para concluir o esquema vacinal com as duas doses. O intervalo para quem tomou a Coronavac é de 28 dias; para quem tomou a Pfizer, 8 semanas; e a AstraZeneca, 12 semanas. O estado tem mais de 530 mil pessoas em situação de atraso.
E a dose única?
O Ministério da Saúde, ao anunciar a liberação do reforço D3 à toda a população adulta, anunciou também que quem tomou a vacina única, da Janssen, também deve receber o reforço. A Anvisa, porém, barrou por ora a hipótese, afirmando que o laboratório não pediu a autorização para essa aplicação adicional. Segundo o governo de SC, é necessário que quem tomou essa vacina espere por novo posicionamento do ministério.
O mutirão de reforço será organizado por cada município, e deve seguir o calendário do MS, que prevê as aplicações de D2 e D3 durante a próxima semana para quem cumpre os critérios.