A partir da tarde desta quarta-feira (5/10) uma área de baixa pressão no Paraguai provoca temporais isolados entre o Oeste e o Extremo Oeste de Santa Catarina.
Entre o final da quarta (5) e quinta-feira (6), a baixa pressão dá origem a um ciclone extratropical na costa do RS e a formação de uma frente fria, que avança rapidamente sobre SC na quinta.
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina a previsão é de chuva intensa em curto intervalo de tempo, temporais com intensas rajadas de vento, acompanhada de raios e eventual queda de granizo, sobretudo no Grande Oeste, norte catarinense e algumas áreas do Vale do Itajaí. Nessas áreas os acumulados de chuva devem variar de 40 a 70 mm e o risco para ocorrências associadas à chuva, temporais e rajadas de vento é moderado a alto.
No decorrer da quinta-feira os ventos variam de 50 a 80 km/h (pontualmente até 100 km/h) e, com a chuva, ocorrem nas demais regiões de Santa Catarina. O aviso meteorológico é valido das 13h dessa quarta à 0h de sexta.
Previsão para sexta-feira (7)
O sistema de baixa pressão se afasta para o mar, na altura do Litoral do RS, onde dá origem a um ciclone extratropical, mantendo a condição para chuva em SC, mas que de uma forma geral apresenta fraca intensidade e algumas trovoadas, também provocando ventos moderados a fortes (velocidade média entre 20 e 30km/h e rajadas entre 50 e 80km/h). À tarde, as máximas variam entre 15°C e 21°C na maior parte do estado, ficando mais altas no Litoral onde variam entre 22 e 27°C.