As contas de energia pagas pelo consumidor da Celesc ficarão mais baratas a partir de quinta-feira (22), quando entra em vigor o reajuste tarifário ordenado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
O valor do reajuste é diferenciado para cada classe de consumo e o seu efeito tarifário médio ao consumidor será de -7,80%.
Para os consumidores residenciais a redução será de 9,77%. Para as classes de consumo de baixa tensão, o reajuste será em média de -9,16%; para alta tensão (indústrias), -5,77%.
Com os novos valores, a tarifa residencial aplicada pela Celesc passa a ser a segunda menor entre todas as concessionárias de distribuição de energia do país. A redução do custo com os encargos setoriais foi o que mais contribuiu para a redução do valor da tarifa a ser cobrada pela Celesc. O reajuste tarifário será vigente de 22 de agosto de 2019 até 21 de agosto de 2020.
Por enquanto, a bandeira vigente é a vermelha, que significa condições mais custosas de geração. A tarifa sofre acréscimo de R$ 0,040 para cada quilowatt-hora kWh consumido.
A companhia atende cerca de 3 milhões de unidades consumidoras localizadas em 264 municípios do estado de Santa Catarina.