Os desfiles de escolas de samba e grandes eventos de carnaval em Florianópolis estão cancelados, por decisão da prefeitura. Pesou na decisão a recente alta de casos de infecção por coronavírus, principalmente da variante ômicron.
“A exemplo do show e fogos do Réveillon, também estamos cancelando o carnaval. A Prefeitura não vai promover grandes eventos neste momento de incertezas sobre a pandemia e emergências públicas e privadas com muita pressão de atendimento”, escreveu Gean Loureiro, prefeito da capital catarinense, no final da tarde desta terça (4/1) em sua rede social.
A decisão da prefeitura, segundo Loureiro, leva em conta que há uma alta inegável de casos de síndrome respiratória e consequentemente uma maior demanda sobre a rede hospitalar. Em informe divulgado também nesta terça, a direção do Hospital Florianópolis, no bairro Estreito, referência para tratamento de Covid na região, afirma que a demanda por pacientes com suspeita de infecção chegou a subir 215% nesta segunda.
Em relação ao cancelamento do carnaval, assim como feito com o show de fogos do réveillon, a prefeitura de Florianópolis pretende dar outra finalidade à verba pública utilizada para a festa – “Para o carnaval acontecer, o município precisaria já fazer um primeiro pagamento em janeiro para escolas se prepararem. Em meio a lotações de emergências e procura alta por testes, não faria sentido. Concentrar agora em contratar pessoal temporário para reforçar testagem”, complementou o prefeito em seu anúncio.
Florianópolis é a cidade com mais casos
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, até essa segunda Florianópolis era a cidade de SC com mais casos confirmados de infecção por coronavírus com a variante ômicron. São 42 pessoas, de um total de 54 casos em todo o estado.