Aline Külkamp, 29 anos, trabalha na incubadora da Acate, em Florianópolis. A jovem está finalizando os estudos em Engenharia de Alimentos e está interessada em conhecimento, motivo que a levou a participar do Startup Weekend São José. Na abertura do evento, dia, a estudante conheceu os demais participantes que buscam a inovação aos problemas da atualidade e teve uma prévia de como o fim de semana será diferente. “Estou em busca do aprendizado, para sentir na pele o que os empreendedores passam. E entrar um pouquinho mais nesse mundo, no setor de tecnologia”, revela Aline.
Como Aline, cerca de 100 participantes buscam, durante 54 horas, entender soluções inovadoras para os problemas que a indústria desperta, objetivo dessa edição do Startup Weekend que acontece no Centro de Inovação Acate de São José, na Av. Presidente Kennedy, no Kobrasol.
Iniciando as atividades de inovação a busca por soluções práticas e estreitamento de relacionamentos, a abertura do evento contou com palavras de incentivo aos participantes vinda dos organizadores e patrocinadores.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Rose Bartucheski, esteve presente no evento, representando o prefeito Orvino Coelho de Ávila. Durante a abertura do evento, Rose apresentou alguns indicadores sociais que destacam São José no cenário estadual e nacional.
“Para contribuir com o desenvolvimento, a Prefeitura desenvolveu uma série de medidas que buscam fortalecer o mercado e transformar a vida da população josefense. São José é o quarto maior município e a sexta economia do Estado de Santa Catarina. Fomos o segundo município que mais gerou vagas de emprego em 2021, levando em consideração o tamanho da população. Ainda, no primeiro semestre deste ano, a cidade entrou no top cinco no ranking de cidades com maior saldo de empreendimentos, sendo 3.593 novas empresas criadas”, ressaltou Rose.
Ao todo, serão 10 mentores e uma facilitadora para que durante o sábado façam as orientações e aconteça a estruturação do modelo de negócio. No domingo, os projetos serão submetidos aos jurados para avaliação. No final do evento, os três projetos mais bem colocados receberão premiações e apoio para continuar com o negócio.
O papel da facilitadora é o de ditar o tempo e o ritmo de cada etapa das atividades desenvolvidas no fim de semana, fazendo toda a jornada de coordenação do evento. Nesta edição, a convidada foi Aretusa Teixeira, que veio do Espírito Santo para garantir muito aprendizado de maneira inovadora aos participantes.
Para a líder dos organizadores, Maria Faccio, o evento é mais que apenas conhecimento,; permite criar uma rede, conectando mentores, patrocinadores, apoiadores e os participantes dessa jornada que envolve um evento global de aceleradora em São José. “É um trabalho de formiguinha para despertar a vontade de fazer empreendedorismo e inovação em São José”, pontua.
O evento foi criado e mantido pela aceleradora americana Techstars e tem como parceiro em Santa Catarina o Sebrae, por meio do projeto Startup SC.