O Governo do Estado continua atuando na região do Alto Vale do Rio Itajaí em apoio aos municípios e famílias atingidas pelas fortes tempestades na última quinta-feira (17). O relatório divulgado pela Defesa Civil na manhã desta segunda-feira (21/12) contabiliza 17 óbitos, sendo 14 em Presidente Getúlio, dois em Rio do Sul e um em Ibirama. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar seguem as buscas a quatro desaparecidos.
Conforme a Defesa Civil, estão em atendimentos às situações de assistência às vítimas e o restabelecimento dos serviços. O levantamento de danos e prejuízos permanece. No boletim das 7h desta segunda-feira, foram contabilizados 184 desabrigados e 155 desalojados.
Até o momento, 25 municípios enviaram informações de ocorrências provocadas pelas tempestades. O repasse de itens de assistência humanitária está sendo realizado para as famílias atingidas. São mais de 8 mil itens liberados, como colchões, kits de acomodação, limpeza e higiene, água potável e cestas básicas.
Os municípios de Rio do Sul, Ibirama, Aurora, Vidal Ramos, Palhoça, Apiúna e Ascurra encaminharam o Decreto Municipal de Situação de Emergência. Presidente Getúlio já tem reconhecimento federal do estado de calamidade pública.
IGP identifica 17 corpos de vítimas fatais no Alto Vale
O Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP/SC) informa que equipes do Instituto Médico-Legal (IML) continua atuando na identificação das vítimas da enxurrada em Santa Catarina. Até o final da noite desse domingo (20) foram identificadas 17 vítimas. A identificação dos corpos é feita pela digital.
1 – Pâmela Tais Miranda, 19 anos, natural de Blumenau.
2 – Francieli Hamm Wiese, 34 anos, natural de Ituporanga.
3 – Uma criança
4 – Vera Kloth, 48 anos, natural de Presidente Getúlio
5 – Alexia Correa do Nascimento, 19 anos, natural de Brusque
6 – Daniel Wiese, 44 anos, natural de Presidente Getúlio
7 – Dieter Wiese, 50 anos, natural de Presidente Getúlio
8 – Elsa Hilma Wiese, 82 anos, natural de Presidente Getúlio
9 – Lourdes Sehnem, 57 anos, natural de Presidente Getúlio
10 – Lino Leopoldo Sehnem, 89 anos, natural de Imaruí
11 – Andrei Rangel Bozan, 28 anos, natural de Presidente Getúlio
12- José Scaravonatto, 44 anos, natural de Rodeio Bonito/RS, localizado em Ibirama.
13 – Bruna Ruseler Bozan, 27 anos, natural de Presidente Getúlio, localizada em Presidente Getúlio.
14 – Aldo Cava, 67 anos, natural de Rio do Sul, localizado em Rio do Sul.
15 – Eduvina Vicentin, 79 anos, natural de Rio do Sul, vítima localizada em Rio do Sul.
16 – Lucilla Erhardt Sehnem, 83 anos, natural de Imaruí/SC, localizada em Presidente Getúlio.
17 – Alice Kloth, 78 anos, natural de Trombudo Central, localizada em Presidente Getúlio.
Buscas e restabelecimento de serviços
Em Presidente Getúlio, as equipes do CBMSC permanecem nas buscas de desaparecidos. A equipe do Batalhão de Ajuda Humanitária do CBMSC está atuando na distribuição de donativos e na limpeza e desobstrução de vias na área central da cidade. O Batalhão de Operações Aéreas dá suporte com a aeronave Arcanjo 03 nas buscas e transporte de equipes para as áreas atingidas.
Já os soldados do Exército atuam na desobstrução e limpeza de vias para que o município de Presidente Getúlio possa voltar à normalidade. Participam militares do 23° Batalhão de Infantaria da Cidade de Blumenau e do 5° Batalhão de engenharia de Carros Blindados, sediado na cidade de Porto União.