Desde agosto, a central de monitoramento da Covid-19 de São José, que acompanha pacientes com sintomas da doença, tem o reforço do sistema Laura. O serviço que é uma parceria com a Unimed Grande Florianópolis trouxe agilidade para os atendimentos. A partir da informatização dos dados, foram realizados 12.313 atendimentos entre acompanhamento e evolução em prontuário do próprio sistema.
Para que o paciente sintomático seja monitorado pelos profissionais de saúde do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), um cadastro é realizado nas unidades de saúde, na UPA 24 horas ou no Centro de Triagem de Pacientes Respiratórios (Cati). Pacientes atendidos em outros serviços, inclusive particulares, também podem realizar seu cadastro no site da prefeitura.
Inserido no sistema, o paciente passa por uma classificação de risco e, conforme os sintomas, passa a ser acompanhado pelos profissionais de saúde. Já foram avaliados 11.452 pacientes, outros 6.303 foram colocados em monitoramento via robô e 543 foram encaminhados às UPAs e hospitais.
Desde a implantação, o sistema LAURA realizou 82.791 interações pelo Robô via whatsapp e um total de 17.759 ligações para pacientes do município de São José avaliando suas condições de saúde.