Sintram pede à prefeitura vacinação dos professores de São José

Nessa segunda-feira (22/2), o ano letivo iniciou em formato híbrido nas escolas municipais de São José, com uma semana de avaliação dos estudantes. Com o reinício das aulas presenciais na rede municipal na próxima segunda (1/3), o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de São José (Sintram-SJ) pede à prefeitura que os professores façam parte do grupo prioritário para receber a vacina contra o novo coronavírus.

A reinício das aulas na rede municipal de São José tem motivado uma campanha do sindicato de servidores pela vacinação dos professores e profissionais da educação. As aulas presenciais voltaram nessa segunda (22) e assim o Sintram-SJ reforça a mobilização para que a Preifeitura de São José inclua esses trabalhadores no grupo de prioridade de imunização ao coronavírus.

Na segunda o Sintram (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de São José) publicou uma carta aberta à população sobre o retorno às aulas presenciais. No documento, o sindicato argumenta que as aulas em formato híbrido nas escolas da rede municipal não tem condições de segurança. “Não podemos aceitar o retorno às salas de aula enquanto não houver condições sanitárias seguras e o controle da pandemia, com garantia de EPIs, estrutura física adequada, testagem, rastreamento e vacina de acesso público e universal para todos”.

Publicidade

De acordo com a presidente do sindicato, Jumeri Zanetti, o Sintram-SJ já encaminhou diversos ofícios para a prefeitura, mas não houve audiência. Ainda segundo a presidente, para vacinar todos os professores da rede municipal é necessário cerca de 5 mil doses de imunizantes. No cálculo de Zanetti, esse número de vacinas contra a Covid-19 é suficiente para a primeira e segunda dose. Afirma também que a luta do sindicato é pela vacinação de todas e todos.

Em resposta ao Correio, a prefeitura de São José afirma que a inclusão dos professores no plano de vacinação depende somente do governo federal e inclusive do envio de doses para esse público.

Até segunda São José recebeu cerca de 10,6 mil doses de vacinas contra coronavírus, aplicadas em trabalhadores da saúde, idosos institucionalizados e idosos acima de 85 anos. Com a chegada de um novo carregamento de doses ao Brasil nessa terça, e que deverá ser distribuído aos estados, a tendência é que o município também receba novo lote.

Pelo plano municipal, que segue as diretrizes dos planos nacional e estadual de vacinação contra a Covid-19, a imunização está está na primeira fase, que é de vacinação de trabalhadores da saúde; pessoas acima de 75 anos; e pessoas de 60 anos ou mais que moram em instituições. Na segunda fase, o público-alvo compreenderá idosos na faixa etária de 60 a 74 anos.

Por Évelyn Cazão e Lucas Cervenka – redacao@correiosc.com.br

Publicidade