Setor de transportes de Santa Catarina cresceu 7,6% em 2024

    Foto: Mauricio Vieira/Arquivo/Secom/Divulgação

    O setor de transportes de Santa Catarina apresentou uma alta de 7,6% entre janeiro e setembro de 2024, conforme dados do IBGE. Esse desempenho, por outro lado, é o segundo maior entre os estados do Sul e Sudeste, ficando atrás apenas do Espírito Santo, que registrou 8,9%. Além disso, o resultado catarinense superou estados como São Paulo (-4,1%), Paraná (+1,3%) e Minas Gerais (+2,8%).

    Em relação ao mês de setembro, o setor de transportes em Santa Catarina teve um aumento expressivo de 12,5% em comparação ao mesmo período de 2023. Além do mais, no acumulado dos últimos 12 meses, o segmento manteve-se em alta, registrando crescimento de 8,3%.

    De acordo com o governador Jorginho Mello, esses números refletem o dinamismo da economia catarinense. “O setor de transportes reflete o aumento das nossas exportações, a movimentação dos portos e a maior circulação de mercadorias. Por isso, o Governo do Estado tem investido forte em rodovias, portos e aeroportos para ampliar e qualificar nossa infraestrutura”, afirmou o governador.

    Crescimento do setor de serviços 
    Publicidade

    Paralelamente ao setor de transportes, o setor de serviços de Santa Catarina também se destacou no cenário nacional. Segundo a Pesquisa Mensal dos Serviços (PMS) do IBGE, o estado registrou um crescimento de 5,8% no acumulado de 2024, superando a média nacional de 2,9%. Ademais, em setembro, o avanço catarinense foi ainda maior, atingindo 8%, enquanto o Brasil cresceu 4%.

    Além disso, todos os segmentos do setor de serviços catarinense apresentaram crescimento no acumulado do ano. Por exemplo, os serviços de informação e comunicação cresceram 5,4%, enquanto os serviços prestados às famílias aumentaram 4,5%. Outros segmentos, como os serviços profissionais, administrativos e complementares (+3,3%) e os demais serviços (+2,4%), também contribuíram para o desempenho positivo.

    O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, comemorou os   resultados. “Vemos com muito otimismo o crescimento do setor de serviços em Santa Catarina, especialmente por estar acima da média nacional. Este é um setor que gera muitas oportunidades. Assim, somente no mercado formal, foram quase 60 mil empregos criados neste ano, representando quase metade do total de 130 mil no Estado”, destacou.

    Comparativo com o Brasil

    Setembro: Brasil +4%; Santa Catarina +8%.
    Acumulado do ano: Brasil +2,9%; Santa Catarina +5,8%.

    Publicidade