A Secretaria de Estado da Saúde (SES) instituiu quatro pilares para o enfrentamento do novo coronavírus em Santa Catarina. Manutenção das estruturas de UTI Covid-19, campanhas publicitárias, abordagem dos pacientes na atenção primária da rede SUS e fiscalização e vigilância são as estruturas que foram implantadas para fortalecer o combate à doença.
Em relação as estruturas de UTI Covid-19, no território catarinense já está sendo habilitada e prorrogada toda a estrutura de leitos até dia 31 de dezembro de 2020, além da garantia de custeio por parte do Estado e dos municípios (portaria n° 1.666). Também haverá manutenção dos pagamentos do teto máximo dos contratos das organizações sociais até 31 de dezembro de 2020 e do teto da Política Hospitalar Catarinense (PHC) até junho de 2021.
O objetivo com as campanhas educativas é reforçar e melhorar a forma de comunicar as informações sobre a pandemia com relação aos cenários, regramentos, vacinas, necessidade de consulta imediata após alguma suspeita, por exemplo.
Com a abordagem dos pacientes na Atenção Primária da Rede SUS, o foco é trabalhar o diagnóstico precoce e qualificado com estratificação gradativa e tratamento conforme necessidade e autonomia médica.
Por meio da fiscalização e vigilância, o alvo é reforçar a atuação do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) da SES e do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) da Defesa Civil. Os gestores públicos estaduais, municipais e privados que serão os corresponsáveis nas atuações de vigilância e fiscalização. Além de que, as portarias, decretos e notas estão sendo reformuladas para uma uniformização das informações para facilitar o entendimento de toda a população.