Servidores e administração chegam a um acordo salarial para encerrar greve em Florianópolis

servidores aceitam proposta da prefeitura e encerram a greve florianopolis - foto sintrasem
Com a aceitação pela categoria, as atividades municipais voltam à normalidade a partir desta terça-feira (18/6) - Foto: Sintrasem/Divulgação/CSC

Servidores municipais de Florianópolis e a prefeitura chegaram a um acordo sobre a data-base de 2019 para encerrar a greve da categoria, deflagrada há seis dias. Os trabalhadores aceitaram a proposta do executivo em assembleia na tarde dessa segunda-feira (17/6).

Segundo a prefeitura, após negociação da data-base, a administração municipal acertou a reposição da inflação aos servidores. Serão 2,57% pagos nesse mês de junho e mais 2,5% a serem pagos em dezembro.

De acordo com o Sintrasem (sindicato da categoria), na negociação também ficou acordado que haverá aumento de R$ 1 no vale-alimentação e R$ 1 no vale-lanche, pagos de forma imediata; pagamento imediato do piso nacional do magistério; pagamento de 20% do PCCS do quadro civil em outubro; realização do concurso público para o município, com cerca de 90 funções; abertura de comissão para avaliar implantação de sistema de acreditação e lista de pacientes na saúde; e prazo de reposição dos materiais pedagógicos em 10 dias úteis; entre outros itens.

Publicidade

Segundo o prefeito Gean Loureiro houve responsabilidade e bom senso em ambos os lados da negociação, com transparência dos números e também permitindo que os investimentos previstos para a cidade possam continuar. “Os servidores sabem do esforço realizado, pela gestão e por eles também, até por termos recebido os salários atrasados no início de 2017”, reforça o prefeito. Porém, a prefeitura destaca que os acordos estão sujeitos ao limite legal da lei de responsabilidade fiscal.

Atualmente Florianópolis tem cerca de 9 mil servidores e o gasto com pessoal está em 50,7% da receita corrente líquida.

Para o sindicato, “proposta que estava parada na mesa foi arrancada na greve com muita luta”. As atividades municipais voltam à normalidade a partir desta terça-feira (18/6).

Publicidade