Servidores de São José aprovam proposta da prefeitura com ganho real de 1,5% no salário

Categoria municipal, porém, ainda contesta reforma da previdência

centenas de pessoas sentadas em cadeiras de plástico em grande salão
Sindicato esteve em assembleia na quinta-feira (12) para aprovar as propostas negociadas com a prefeitura de São José - Sintram-SJ/Divulgação/CSC

Os trabalhadores e as trabalhadoras do serviço público municipal de São José aprovaram em assembleia, na quinta-feira (12/3), a proposta apresentada pela prefeitura a respeito da pauta de reivindicações da data-base 2020. Segundo o Sintram-SJ (Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de São José), após avaliação das respostas finais do governo municipal, e considerando que houve avanço nas negociações, a categoria deliberou por aceitar a proposta.

Na questão econômica, o poder executivo municipal apresentou uma reposição de 4% na folha de abril. O INPC, que mede a inflação acumulada nos últimos 12 meses, deve chegar em torno de 2,49%. Haverá, assim, um ganho real em torno de 1,51% nos salários dos servidores.

Ainda na proposta aprovada pela categoria nessa quinta, o executivo concede vale alimentação reajustado para R$ 18 por dia. As alterações passarão a valer a partir da folha de julho.

Publicidade

Também foi adotado pelo executivo o reajuste do piso nacional do magistério de 12,84%, retroativo a janeiro, para os profissionais que atuam na Educação Básica, referente ao ano 2020, para a jornada de 40 horas semanais daqueles que estão no início de carreira – ensino médio.

Negociações continuam

Nas últimas duas semanas, sindicato e prefeitura se reuniram cinco vezes para acertar os ponteiros. O projeto de lei com as alterações econômicas deverá ser encaminhado à Câmara de São José em breve, onde ainda se discute a reforma da previdência municipal, seguindo lei federal, que aumenta a contribuição de 11% para 14%. Os servidores de São José não concordam com a proposta.

Também foi encaminhada a confirmação da criação da comissão que irá tratar da elaboração e implementação do Plano Municipal de Saúde do Trabalhador, vide cópia do Decreto 13185/2020 ainda a ser publicado.

Publicidade