A madrugada de quarta-feira (2/11) na Serra Catarinense foi de um frio atípico para novembro, com registros de temperaturas abaixo de zero grau Celsius.
Conforme levantamento da Defesa Civil estadual, as menores temperaturas nessa noite foram registradas em Bom Jardim da Serra (-1,5ºC), Urupema (-1,4ºC), Urubici (-0,6ºC), São Joaquim (-0,3ºC) e Painel (-0,2ºC).
Já no Vale do Caminhos da Neve, a três quilômetros do centro de São Joaquim, a estação listada pelo Inmet teve registro de -2.2ºC.
Na manhã, moradores e turistas encontram as paisagens da serra cobertas de branco, cenário típico de inverno, além de um céu limpo e vento. Houve também congelamento das plantas, prejudicando lavouras, e da superfície d’água.
Na segunda-feira (31) a massa de ar polar que atravessa Santa Catarina ajudou a proporcionar uma pequena precipitação de neve no Morro da Igreja, em Urubici.
Previsão do tempo
Conforme a previsão do tempo da Defesa Civil, durante o dia as máximas chegam aos 15°C no Planalto Sul, aos 22°C no Baixo Vale e variam entre 16° e 20°C nas demais regiões. Na quinta-feira (3). A condição é de tempo ensolarado no Grande Oeste. Dos planaltos ao litoral, o sol predomina entre algumas nuvens, que podem provocar chuvas rápidas ao longo do dia. Os ventos sopram do quadrante leste com intensidade fraca. As temperaturas no amanhecer podem exibir registros negativos nos pontos mais altos da serra. As mínimas variam de 3°C a 7°C no Grande Oeste, Planalto Norte, Alto e Médio Vale do Itajaí e ficam entre 11°C e 15°C nas áreas costeiras. As máximas se elevam em relação aos dias anteriores, ficando entre 18°C e 22°C.