A previsão do tempo para Santa Catarina aponta uma semana (12 a 16 de junho) chuvosa e fria, com possibilidade de formação de um ciclone (no mar) mais para o final da semana, deixando o tempo instável e, por enquanto, sem possibilidade de sol.

A semana iniciou com chuva em boa parte de Santa Catarina. Na segunda-feira (12/06), o tempo está encoberto com chuva persistente do Planalto ao Litoral, especialmente nas áreas que fazem divisa com o Paraná. As temperaturas serão baixas, com máximas que não ultrapassam os 15°C devido à cobertura de nuvens, chuva, vento sul e à massa de ar polar.

Na terça, quarta e quinta-feira (14 e 15/06), o tempo permanecerá instável, com céu encoberto e chuva volumosa ao longo do dia do Planalto ao Litoral. Nas demais regiões, o volume de chuva será menor.

Publicidade

As temperaturas continuarão baixas, marcando entre 7°C e 12°C na maior parte do estado. O vento será fraco a moderado, com rajadas fortes e persistentes na faixa litorânea. Na quarta-feira (14), a chuva ganhará força, principalmente nas regiões litorâneas, aumentando o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos. A sensação de frio será intensa, com temperaturas abaixo de 15°C em quase todo o estado.

Segundo as previsões do tempo elaboradas pela Epagri e pela Defesa Civil de SC, durante a noite de quarta-feira e madrugada de quinta-feira, um ciclone extratropical se formará na costa de Santa Catarina, podendo intensificar as chuvas nesse período.

Previsão de ciclone

No decorrer da quinta (15), a formação de um ciclone extratropical intensifica as chuvas e provoca ventos intensos dos planaltos ao litoral catarinense. Devido aos maiores acumulados previstos e a persistência da chuva, o risco é moderado a alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos. Esta condição persiste até meados da sexta-feira (16). Em relação aos dias anteriores as temperaturas sobem nas áreas litorâneas, se aproximando de 20°C. Com o afastamento do sistema para alto mar, a tendência é de melhora nas condições de tempo, mas as temperaturas ainda permanecem amenas, com sensação de frio nas manhãs e noites.

Publicidade
COMPARTILHAR