Um rompimento de adutora da Casan na madrugada de sexta-feira (10/6) deixou diversos bairros de Palhoça e São José sem água nos últimos dias. Passados quatro dias do rompimento, ainda restam seis bairros de Palhoça ainda com problemas de desabastecimento.
De acordo com a companhia, o rompimento da adutora que liga o Rio Cubatão à Grande Florianópolis ocorreu após as fortes chuvas da semana passada. O ponto de rompimento foi próximo ao entroncamento da BRs 282 e 101. A Casan afirma que os técnicos começaram a trabalhar durante a madrugada da sexta-feira e concluíram o serviço à tarde, fazendo com que no sábado (12) o fornecimento de água ao município estivesse normalizado. Entretanto, pontos de rede que chegam a seis bairros – Bela Vista, Jardins 1 e 2, Parque das Rosas, Loteamento Tabuleiro, Nova palhoça, Loteamento Vale Verde – ainda não receberam a água e os moradores reclamam que estão sem água todos esses dias. Os locais são afastados e em lados opostos da BR 101.
De acordo com a Prefeitura de Palhoça, que opera um serviço municipal de água e saneamento, a Samae, o abastecimento voltou à normalidade ainda no domingo, mas com os protestos do moradores diante da persistência na falta de água, a prefeitura continua tentando identificar os problemas ao longo desta segunda-feira (14). “No geral, todas as redes estão abastecidas, contudo a parte alta do Loteamento Vale Verde e Residencial Bromélias ainda registravam pressão baixa devido ao consumo e intermitência prolongada. Como as redes secaram totalmente, o restabelecimento ocorre de forma gradativa até que a vazão plena seja restabelecida”, informou a prefeitura em nota.
O sistema integrado Casan possui 5 derivações que atendem o sistema central de Palhoça, o rompimento ocorrido afetou duas derivações da mesma adutora. As outras derivações continuaram com fornecimento normal.