Santa Catarina não consegue reduzir os números diretamente relacionados aos casos de coronavírus. Desde o carnaval, a quantidade de contágio explodiu e manteve um patamar alto, colapsando hospitais e fazendo com que pacientes morram à espera de leitos de UTI, sem possibilidade de tratamento adequado.
Até esse sábado (27/3), o estado havia contabilizado 793.856 casos de coronavírus, dos quais 752.777 são considerados recuperados. O ano de 2021 tem sido pior tanto no país, quanto em Santa Catarina. De 1º de janeiro até esse sábado foram 269 mil casos confirmados no estado e 5.035 mortes pela Covid, o que representa 48% de todas as fatalidades desde o início da pandemia em SC. Os recordes de mortes diárias foram quebrados constantemente nas últimas semanas
Como casos ativos, 30.660 pessoas estão em alguma forma de acompanhamento, seja em isolamento em casa, com ou sem sintomas, seja internado em hospitail, intubado ou não. O levantamento do governo do estado mostra que nesse sábado, das 1.221 internadas em UTIs, eram ao menos 810 pacientes que precisavam de ventilação mecânica.
Outras 382 pessoas estão em leitos de enfermaria em estado grave à espera de um leito de UTI em todo o estado. Regionalmente a maior fila de espera por UTI é na região de Joinville, com 101 pacientes; na Grande Florianópolis a lista de espera por UTI é de 73 pacientes.
Todas as regiões de Santa Catarina estão em vulnerabilidade gravíssima à Covid-19 há cinco semanas e o cenário tende a continuar crítico.