SC tem a maior cobertura vacinal contra a Pólio, mas ainda 2/3 abaixo da meta

    garota abre a a boca para recebe as gotinhas de vacinação
    Divulgação/CSC

    Após pouco mais de duas semanas do início da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, Santa Catarina é o estado brasileiro com a maior cobertura vacinal do país. No entanto, mesmo com esse índice, a vacinação ainda deixa a desejar.

    Desde o começo da Campanha, em 9 de agosto, até esta quinta-feira (25/8) foram vacinadas 119.324 crianças entre um e quatro anos, de um total de 391.034, uma cobertura vacinal de 30,51%, bem longe da meta, que é de 95%.

    Atrás de Santa Catarina estão os estados de Minas Gerais, com cobertura vacinal de 29,85%; e Pernambuco, com 28,53%.

    Publicidade

    A Secretaria da Saúde atribui o bom desempenho, ainda que com a cobertura longe do ideal, ao trabalho conjunto realizado entre estado e municípios na conscientização de pais e responsáveis da importância de manter a caderneta atualizada e também na criação de oportunidades de vacinação como a ampliação dos horários de funcionamento das salas de imunização; a abertura dos postos aos sábados; a não obrigatoriedade da apresentação do comprovante de residência; a verificação da situação vacinal da criança toda vez que for a uma unidade de saúde, mesmo que seja para consultas; e o uso do ambiente escolar para a conscientização dos responsáveis.

    “Estamos à frente na cobertura vacinal, mas isso não quer dizer que estamos confortáveis com a situação. Ainda temos muitas crianças não vacinadas e precisamos alcançar, até o fim da Campanha, em 9 de setembro, ao menos 95% dessa população. Só com essa cobertura poderemos ter a certeza de que as crianças estarão protegidas da paralisia infantil”, esclareceu o diretor da Dive, João Augusto Brancher Fuck.

    Campanha contra Poliomielite e de Multivacinação

    A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite ocorre simultaneamente à de Multivacinação para atualizar a caderneta de crianças e adolescentes até 14 anos. Contra a Poliomielite, a indicação é vacinar, de forma indiscriminada, crianças de 1 ano a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

    Já na Multivacinação são oferecidas para crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. São 17 tipos que protegem contra mais de 20 doenças como sarampo, meningite, caxumba e coqueluche. Nesta Campanha, as doses são recomendadas para todos que, por algum motivo, deixaram de tomar as vacinas ou estão com esquemas vacinais incompletos. Importante ressaltar que a cobertura desejada é de 95%, exceto para a do rotavírus e a BCG, que é de 90%.

    Publicidade
    COMPARTILHAR