Santa Catarina tem, até essa quinta-feira (3/9), a menor taxa de letalidade da Covid-19 entre os estados. A taxa é calculada de acordo com o número de mortes e a quantidade de casos confirmados.
Até quinta foram 2.376 pessoas que perderam a vida decorrente de complicações da Covid-19 em SC, enquanto que há 186.596 casos confirmados. A taxa de letalidade é de 1,27%.
Segundo o governador, Carlos Moisés (PSL), os números positivos de Santa Catarina na comparação com outros estados e países às medidas adotadas no início da pandemia, que permitiram adiar o pico da curva de contágio a tempo do fortalecimento da estrutura hospitalar.
“Não há registro de nenhum óbito causado por falta de leito nos hospitais catarinenses. Conseguimos evitar aqui uma realidade de países europeus, como a Itália, onde não havia capacidade para atender a todos que precisaram. Com o aumento de 100% na oferta de leitos de UTI adulto, garantimos a menor taxa de letalidade do Brasil e pudemos retomar gradualmente a atividade econômica de forma responsável, preservando também ao máximo possível os empregos”, avalia o governador. Ele ressalta ainda o papel da população ao adotar as medidas de prevenção, o que também impactou nos resultados.