SC recebe 144 mil doses de vacina para idosos de 65 a 69 anos e forças de segurança

    Lote terá uso para aplicação de primeira e segunda dose, com vacinas da Astrazeneca e da Coronavac. Distribuição envolve lote guardado há uma semana.

    Chegou no aeroporto Hercílio Luz, às 8h dessa quinta-feira (8/4) uma nova remessa com 144.700 doses da vacina contra a Covid-19. São 75.500 doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz e 69.200 doses da Coronavac/Butantan. As vacinas serão utilizadas tanto para aplicações de primeira e segunda dose. A distribuição para as centrais regionais será iniciada às 13h desta quinta, quando a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai divulgar a quantidade para cada município.

    duas caixas de isopor descem de esteira de avião onde estão as doses de vacinas, observadas por funcionário de pista
    Lote chegou com 75.500 doses da patente AstraZeneca e 69.200 da Coronavac – Dive/Divulgação/CSC
    A quem são destinadas

    Conforme a SES, serão distribuídas 93.750 doses da vacina Astrazeneca/Fiocruz (75.500 recebidas hoje e 18.250 g há uma semana), sendo 76.725 doses da vacina para aplicação da Dose 1 em idosos de 65 a 69 anos e nos profissionais das forças de segurança e salvamento, ficando reservada nas gerências regionais 17.025 doses para aplicação da Dose 2 nos trabalhadores da saúde que deverão recebê-las a partir de 19 de abril.

    Em relação a vacina Coronavac, serão distribuídas 141.000 doses (sendo 69.200 doses recebidas hoje e 71.800 recebidas há uma semana) para a aplicação da Dose 2 nos idosos e trabalhadores de saúde que deverão recebê-las a partir em 12 de abril. Ficarão reservadas 12.660 doses para aplicação da Dose 2 nas pessoas que deverão recebê-las a partir de 16 de abril.

    Vacinação dos profissionais das forças de segurança
    Publicidade

    O planejamento da vacinação dos profissionais das forças de segurança e salvamento e forças armadas foi elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde de SC, em conjunto com os comandos estaduais das forças de segurança e não segue o Plano Nacional de Imunização (o grupo era apenas o 19º na lista de prioritários). Essa ação deverá atender parte dos profissionais destas áreas que atuam diretamente nas ações de enfrentamento à pandemia, realizando as seguintes atividades:

    – trabalhadores envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes;
    – trabalhadores envolvidos em resgates e atendimento pré-hospitalar;
    – trabalhadores envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a covid-19;
    – trabalhadores envolvidos nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público, independente da categoria.

    Além dos policiais militares, policiais civis e bombeiros militares, deverão ser vacinados nesta etapa os guardas municipais, policiais federais e membros das forças armadas que atuam no apoio ao estado e aos municípios na linha de frente ações de enfrentamento à Covid-19. Posteriormente, os demais profissionais de segurança e salvamento e forças armadas serão incluídos na vacinação.

    Até agora

    Com mais essa remessa, Santa Catarina soma um total de 1.472.740 doses recebidas, das quais mais de 85% foram fornecidas pelo Instituto Butantan (Coronavac).

    Balanço vacinação contra a Covid-19 divulgado pela SES na quarta (7/4) aponta que Santa Catarina aplicou um total de 940.941 doses da vacina (Dose 1 + Dose 2) nos grupos prioritários. Do total de doses aplicadas, 749.334 correspondem a dose 1 (D1) e 191.607 a dose 2 (D2), o que significa que apenas 2,64% de toda a população catarinense está efetivamente imunizada contra o coronavírus.

    Publicidade