Em outubro, a população de São José – assim como de todos os municípios do país – vai escolher quem vai comandar a cidade pelos próximos quatro anos. O primeiro turno está marcado para 6/10 e, caso haja, o segundo ocorrerá em 27/10.
O processo eleitoral já começou. No momento ocorre a atualização do cadastro na Justiça Eleitoral para quem precisa regularizar o título, tirar o primeiro documento ou alterar informações – como a cidade ou local de votação, por exemplo.
A atualização pode ser feita até 8 de maio em qualquer cartório, independentemente de onde a pessoa pretende votar, mediante agendamento pelo site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), neste link.
São José terá segundo turno?
Para uma cidade ter segundo é necessário que haja no mínimo 200 mil eleitores. Essa condição já existe em SC nas três maiores cidades (Joinville, Florianópolis e Blumenau) e agora São José está próximo dessa marca. A condição é praticamente certa para a eleição de 2028, mas pode ser que já ocorra para o pleito deste ano.
Como explica a chefe da 29ª zona eleitoral de São José, Laís Nunes Pedroso, a possibilidade de segundo turno municipal ainda existe em 2024, faltando cerca de um mês para o fim do prazo.
“O processo está em curso e só vamos saber depois que fechar o cadastro. Se houver uma mudança de comportamento dos eleitores, com mais pessoas atualizando o título, pode ser que chegue nesse número”, afirmou ao Correio nesta quarta-feira (10/4).
Até ontem eram 189 mil 870 eleitores cadastrados. Com a revisão e atualização do eleitorado, há um número crescente de pessoas que vão votar na cidade, deixando em aberto a possibilidade de haver a segunda votação para chefe do Poder Executivo municipal.
Para que haja segundo turno é necessário, então, que mais 11 mil pessoas atualizem o cadastro ou tirem o primeiro título no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC).
O cartório eleitoral, localizado na Beira-mar de São José, está fazendo o alistamento (1º título), transferência e regularização dos títulos eleitorais, assim como em todo o país. O ato é basicamente a coleta de dados biométricos (digitais e foto) e revisão das informações pessoais no sistema.
+ Eleitorado jovem volta a crescer em SC em ano de pleito municipal
Conforme explica Laís, nessa quinta e sexta-feira (11 e 12/4) são os últimos dias de atendimento sem agendamento. A partir da semana que vem será necessário agendar o procedimento pelo site. “O atendimento vai das 12h às 19h. Haverá um plantão no dia 4 de maio, um sábado, das 9h às 13h e horário ampliado nos dias 6, 7 e 8 de maio, das 9h às 17h, com agendamento”.
Como a 29ª ZE de São José também engloba o município de São Pedro de Alcântara, haverá uma ação volante na cidade no dia 27 de abril, um sábado, para que eleitores possam acessar mais facilmente a Justiça Eleitoral e fazer a atualização do título.
Ela lembra também que, no dia do atendimento, o eleitor precisa levar um documento de identificação, comprovante de residência e, para quem completa 19 anos em 2024 e fez o alistamento militar, no caso do gênero masculino, precisa do certificado militar.
Mais locais de votação em SJ
Com o crescimento do eleitorado em São José, haverá 5 novos locais de votação neste ano. “Fizemos a análise e escolha no ano passado, para encontrar lugares acessíveis na cidade, onde havia mais superlotação e dificuldade para os eleitores”, informou Laís Pedroso.
Os novos locais serão na Faculdade Anhanguera (Praia Comprida), Ecola Profissional de Campinas (Campinas), CEI Ondina Gerlach (Sertão do Maruim), Colégio Vocação (Forquilhas) e Colégio Gardner (Kobrasol) – essa uma nova sessão que vai receber eleitores que antes votavam na unidade do COC fechada no bairro.
Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br