A partir desta terça-feira (25/8), a Secretaria Municipal de Saúde de São José vai iniciar testagem de Covid-19 em três comunidades na cidade com maiores incidências em Alto Forquilhas, Barreiros e na Ocupação Contestado, por serem áreas de vulnerabilidade.
Segundo a secretaria, nesses locais qualquer pessoa poderá fazer o teste, sendo que os testes PCR serão aplicados naqueles que apresentarem sintomas respiratórios e os testes rápidos em pessoas sem sintomas.
“Trata-se de uma ação importante para identificarmos e frearmos a transmissão nestas localidades que hoje apresentam o maior registro de casos. Deste modo, o grupo de enfrentamento, juntamente com a prefeita Adeliana Dal Pont, montará ações de monitoramento e campanhas educativas de como prevenir a contaminação”, diz a secretária de Saúde, Sinara Simioni.
Até o último boletim da prefeitura, São José tem 5,9 mil casos confirmados de coronavírus.
Cronograma
Contestado: terça-feira (25), das 8h até às 17h
Alto Forquilhas: quinta e sexta-feira (27 e 28), no CEM Santa Terezinha, das 8h até às 17h
Barreiros: 1 e 2 de setembro, na Faculdade Estácio de Sá, das 8h até às 17h
Central de monitoramento
São José também conta com uma central de monitoramento de casos de Covid-19 no telefone 0800-648-7878. Segundo a prefeitura, a central de monitoramento já enviou mais de 4 mil resultados de exames. Além deste trabalho, a equipe também faz contato com os pacientes positivos para Covid-19 para o agendamento de testagem rápida dos familiares. Estes testes são feitos nas unidades básicas de saúde de referência do município. A central, que funciona no CEM Maria Iracema de Andrade, o Barreirão, já atendeu 7,2 mil ligações e conta com o trabalho de profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf).