Mais de 900 imóveis foram certificados como regulares pelo Trato pelo Araújo ̶ programa ambiental da Casan que realiza vistorias na rede de esgoto em construções situadas na bacia hidrográfica do Rio Araújo, em São José. Apenas 229 já tinham todas as ligações sanitárias corretas. Outros 688 se adequaram com a ajuda dos técnicos e a partir de agora não estarão causando poluição com esgoto irregular.
O programa, executado desde março de 22, associa ações de educação ambiental, fiscalização e orientação técnica, com objetivo de evitar o despejo irregular de esgoto no Rio Araújo. Os imóveis que foram vistoriados há mais de 60 dias e apresentaram irregularidades devem receber o retorno dos técnicos do programa, que irão atestar se a obra de adequação foi realizada da maneira correta.
Proprietários que não realizarem as adequações e/ou não procurarem o programa para solicitar mais prazo podem ser notificados pela Vigilância Sanitária municipal e receber termo de infração de ocorrência (TOI), da Casan, com uma multa cobrada diretamente na conta de água.