São José promove mobilização para o dia mundial da luta contra Aids

De 26 a 30 de novembro, os interessados podem fazer o teste rápido preventivo contra HIV, sífilis, hepatite B e C

profissional usando luva coloca teste rápido em cima de uma tabela de papel
Foto: Divulgação

O Brasil é referência no enfrentamento ao vírus HIV e, na semana do Dia Mundial da Luta Contra a Aids (1/12), a Prefeitura de São José promove uma mobilização no Centro de Vigilância em Saúde e nos Centros de Testagem e Aconselhamento. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, serão realizadas atividades visando a conscientização da população.

De segunda a sexta (26 a 30 de novembro), as equipes da saúde farão testes rápidos do HIV, Sífilis, Hepatite B e C, além de orientar sobre prevenção e distribuir preservativos masculinos e femininos. “As ações foram planejadas com foco na prevenção, para chamar a atenção da população sobre a importância do uso de preservativos, desenvolver a consciência e incentivar o diagnóstico precoce”, afirma a secretária municipal de Saúde, Sinara Simioni.

Os Testes Rápidos (TR) serão realizados no Centro de Vigilância em Saúde, localizado na praça Arnoldo Souza, no Centro Histórico, e nos três Centros de Testagens e Aconselhamento, localizados nas Policlínicas do Município. O horário de funcionamento será de segunda (26) à sexta-feira (30), das 7h30min às 17h30min.

Publicidade

“O serviço é aberto a toda população, sem necessidade de agendamento. No atendimento de aconselhamento são observadas as situações de vulnerabilidade. Em seguida, o sangue é coletado, a pessoa aguarda cerca de 20 minutos e já recebe o laudo com o resultado”, explica a diretora de Vigilância Epidemiológica, Mariliz Cabral Broering Diener.

Durante a semana também haverá equipes em locais de grande concentração de público, convidando a população para a realização de TRs e entregando kits de prevenção do HIV com preservativos e material informativo. As equipes percorrerão pontos como a Avenida Central do Kobrasol, universidades (Estácio, USJ, Anhanguera, IES/Fasc); indústrias e empresas, além do prédio da Prefeitura e a região do Centro Histórico.

O número total de pessoas vivendo com HIV residentes no município e informados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) até o momento, é de 2.270. Destes, 782 correspondem ao sexo feminino e 1488 do sexo masculino. O Centro de Vigilância em Saúde de São José possui a média de cinco aberturas de prontuário mensais, totalizando cerca de 180 novos pacientes por ano. Todo paciente diagnosticado é encaminhado ao SAE (Serviço de Atendimento Especializado). Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 33 milhões de pessoas convivem com o vírus do HIV no planeta, e diariamente surgem cerca de 7.500 novos casos.

Publicidade
COMPARTILHAR