São José avalia como aumentar segurança nas escolas municipais

São José avalia como aumentar segurança nas escolas municipais
Plano prevê analisar vulnerabilidades, tecnologia disponível e emprego de segurança nas unidades - Foto: PMSJ/Divulgação/CSC

A Prefeitura de São José criou cinco grupos de trabalho para definir as principais ações de segurança nas escolas municipais após o ataque a uma creche em Blumenau, que resultou na morte de quatro crianças. As secretarias da Educação, Administração, Infraestrutura e Segurança, Defesa Civil e Trânsito estarão envolvidas no processo.

As primeiras ações dos grupos iniciam oficialmente nesta terça-feira (11), quando serão conhecidas propostas de equipamentos de segurança de empresas da região e semanalmente serão apresentados os encaminhamentos.

+ Governador anuncia policiais militares para segurança armada em escolas

Publicidade

Os grupos vão trabalhar em conjunto para identificar as vulnerabilidades na estrutura interna e externa que impactam na segurança das escolas, definir tecnologia para o acesso aos prédios escolares e os sistemas de monitoramento, trabalhar com os serviços de segurança e portaria das escolas, apresentar plano de treinamento de condutas de segurança para a comunidade escolar.

A secretária da Educação, Maria Helena Krüger, coordenará os grupos e destaca que a prefeitura já estava trabalhando em um Plano de Segurança desde fevereiro, com ênfase em emergências como incêndios, alagamentos e furtos, que agora será ampliado. “Nunca tínhamos pensado que teríamos que nos preparar para uma situação como essa tragédia. Jamais pensaríamos que uma pessoa, que pode ser externa ou interna da escola, poderia agir com essa violência, cometer um ato deste nível”, ressalta.

Publicidade
COMPARTILHAR