A Prefeitura de São José ampliou a faixa etária para a vacinação contra o rotavírus. As 26 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município oferecem a vacina, que os profissionais de saúde aplicam em duas doses orais.
Os pais devem dar a primeira dose (D1) aos 2 meses, mas podem aplicá-la entre 1 mês e 15 dias e 11 meses e 29 dias. A segunda dose (D2), normalmente dada aos 4 meses, pode ser antecipada para crianças entre 3 meses e 15 dias e 23 meses e 29 dias.
A diretora de Vigilância Epidemiológica, Katheri Zamprogna, destaca a importância da vacinação. “É essencial que as famílias procurem as unidades de saúde.Este é o único imunizante que deve aplicar no prazo correto. Se os pais não aplicarem a D1 no período estabelecido, a criança não poderá receber a D2”, alerta.
O rotavírus é um dos principais causadores de diarreia grave em crianças menores de 5 anos, podendo causar complicações sérias e até mesmo a morte. A doença se manifesta por vômitos, diarreia aquosa e febre alta. Além disso, as crianças podem se contaminar ao entrarem em contato com objetos, alimentos ou água contaminados, ou pelas gotículas respiratórias.
Portanto, as famílias devem procurar a UBS mais próxima para vacinar a criança, levando a caderneta de vacinação.