Com a pandemia da Covid-19 em Santa Catarina, um dos setores mais afetados foi o de serviços, mas mesmo assim fechou o mês de janeiro com alta de 3,7% em volume frente ao mesmo período do ano passado. O desempenho estadual está acima da média nacional (-4,7%) e é o melhor da região Sul, já que Paraná (-9,2%) e Rio Grande do Sul (-9,1%) apresentaram queda. Os percentuais foram divulgados nessa terça-feira (09/03), pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE.
Os dados positivos da variação mensal de janeiro em Santa Catarina foram puxados, principalmente, pelos serviços profissionais, administrativos e complementares (31,1%); informação e comunicação (8,7%); transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (0,8%), outros serviços (0,8%). A única queda foi nos prestados às famílias (-22,5%).
“O crescimento em janeiro nos mostra a importância e a força da representatividade catarinense neste momento pandêmico em que atravessamos. Crescemos quase que na mesma proporção em que a média nacional caiu. Este dado é muito relevante neste momento desafiador. Mostra que podemos avançar e nos inspira a continuar nesta trajetória trabalhando em conjunto para medidas e ações que gerem oportunidades e segurança ao catarinense”, declara o Secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), Luciano Buligon.”
Em análise do acumulado de 12 meses, o setor de serviços catarinenses teve queda de 3,7%. Enquanto no Brasil, a baixa foi ainda maior (8,3%).
Já nas atividades turísticas, tanto o volume quanto a receita nominal no estado apresentaram resultados 4,3% maiores em janeiro de 2021, do que os registrados em dezembro de 2020. Os resultados dessa área também são superiores à média nacional, que avançou 0,7 em volume e recuou 2,2% em receita nominal.