Santa Catarina registra o maior número de sementes recebidas sem consentimento

Até o momento foram registrados 39 pacotes recebidos no estado

A Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), divulgou na última terça-feira (06/10) os números atualizados dos pacotes com sementes clandestinas, supostamente da China, recebidos sem consentimento via correios no Brasil. Ao todo, foram recebidos 258 pacotes em 24 estados. Santa Catarina registra o maior número de recebimentos, 39 no total. O órgão ainda informou que foram encontrados fungos, bactérias e possibilidade de pragas quarentenárias (que não existem no Brasil) em sementes não solicitados que chegaram ao país e foram encaminhadas ao Ministério.

Em entrevista coletiva virtual, o secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal, destacou que o material não tem certificação, por isso está sendo feita uma “pesquisa do zero” para identificar os micro-organismos presentes nas sementes. Ele ressaltou que estão sendo tomadas todas as medidas para impedir a introdução de novas pragas no país. Problemas com sementes estrangeiras recebidas sem consentimento já haviam sido registrados nos EUA, Canadá e países da Europa. 

As análises laboratoriais identificaram a presença de ácaro vivo em uma amostra, de três fungos diferentes em 25 amostras, de bactéria em duas amostras e possibilidade de pragas quarentenárias em quatro amostras (como plantas daninhas). A expectativa é que em 30 dias haja um detalhamento maior desses resultados.

Sementes são enviadas com outros produtos comprados na internet – Gabriel Zapella/Divulgação/CSC
Publicidade

Em Santa Catarina, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) emitiu um alerta em setembro sobre o recebimento dos pacotes suspeitos, solicitando que o cidadão que recebeu as sementes não abra, não jogue no lixo e não semeie. O material deve ser entregue em uma unidade do Cidasc ou do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Publicidade
COMPARTILHAR