Santa Catarina registra 182 mortes por Covid em um boletim

    Número é o maior já confirmado em um boletim diário no estado

    O boletim diário dos números sobre a pandemia de coronavírus em Santa Catarina mostra que o estado quebrou novamente o teto de registros em apenas um dia: foram 182 óbitos por Covid confirmados nesta terça-feira (23/3).

    São, no momento, 9.833 fatalidades em solo catarinense pela doença pulmonar desde o início da pandemia, há pouco mais de um ano. A taxa de letalidade, calculada sobre os 774.409 casos confirmados, é de 1,27% e que vem aos poucos subindo durante os últimos três meses. No ano passado ficou em torno de 1%.

    O boletim dessa terça também mostra um número de 6.757 novos casos de coronavírus e que deixa o estado com 33.187 pessoas com infecção ativa (transmissível). O número de infectantes não tem baixado da casa de 30 e poucos mil nas últimas semanas, provocando uma sobrecarga contínua na rede hospitalar catarinense, que deixa 337 pessoas em estado grave na fila de um leito de UTI, em todas as regiões do estado. A maioria dos pacientes que aguardam pela internação intensiva está em Joinville (97) e Criciúma (75). A Grande Florianópolis tem 61 pessoas à espera de um leito de UTI.

    Publicidade

    Nas UTI há 1.164 pacientes com Covid, entre a rede pública e a particular, dos quais 762 estão em ventilação mecânica (intubados), o que corresponde a 65%. A grande quantidade de intubação tem provocado uma redução drástica nos estoques dos medicamentos necessários para o procedimento – não apenas em Santa Catarina, como em diversas regiões do Brasil. Na capital catarinense, quatro hospitais afirmam que os medicamentos vão acabar logo.

    + Cirurgias eletivas são suspensas em clínicas e hospitais privados do estado

    Ao total de casos recuperados em Santa Catarina há 731.389 que conseguiram se livrar do coronavírus e da Covid.

    Brasil tem recorde de mortes

    Assim como Santa Catarina, o Brasil também quebou nesta terça o recorde de mortes diárias por Covid. Foram 3.254 mortes registradas. O país já perdeu 298.676 vidas para o coronavírus.

    Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br

    Publicidade
    COMPARTILHAR