Santa Catarina realiza maior transferência de detentos para outro estado

    Policiais escoltam ônibus com 50 detentos durante a maior transferência de presos da história de Santa Catarina, Foto: Divulgação / Ascom SAP

    O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), realizou nesta quinta-feira (05) a maior transferência de presos para outro estado. Foram transferidos 50 presos originários do Rio Grande do Sul que não possuem processos em Santa Catarina. Contudo, estavam presos em SC por mandados emitidos no RS.

    O secretário de Administração Prisional, Carlos Alves, afirmou que a operação contou com meses de planejamento. Além disso, a parceria com o governo gaúcho foi fundamental para o sucesso da ação. A transferência busca aliviar a superlotação no sistema prisional catarinense e reduzir custos públicos ao devolver presos ao seu estado de origem.

    “Participaram da operação 30 policiais penais especializados, dois ônibus e seis viaturas. Equipes do SOE, GTI e canil garantiram a segurança durante o trajeto. Teremos ainda o apoio de um helicóptero da PMSC que irá até Criciúma e um da PCSC que irá acompanhar até a unidade prisional no RS”, explica o secretário sobre a escolta de todo o trecho.

    Publicidade